SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165Cultura digital y diversidad: perspectivas de discursos de políticas TIC-EducaciónEvaluación de profesores: relato de la construcción de una propuesta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MENDES, Rosana Maria  y  MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.1044-1066. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143988.

Neste artigo expomos a análise de conteúdo como uma metodologia de análise de dados da pesquisa qualitativa em Educação. A metodologia torna-se parte fundamental de um trabalho acadêmico, dando à pesquisa características que determinam a qualidade deste. Assim, apresentamos os “matizes” como o cenário em que o trabalho foi realizado, o período e o ambiente em que ocorreu o Curso de Extensão (módulos I e II), a escolha dos softwares utilizados, os participantes, as entrevistas coletivas e a explicitação de como se fizeram a coleta de dados e os registros orais e escritos. Com esse material, como bricoleurs, artesãs cosendo seu patchwork, fomos construindo nossa investigação, realizada com um enfoque qualitativo, tendo os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Franco (2008).

Palabras clave : Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo; Educação; Matemática.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )