Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
FERNANDEZ, Marisa y BARBAGALLO, Lucía. Tutoria acadêmica: outra forma de ensino. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1314-1324. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053144525.
Apresentamos um dispositivo pedagógico denominado “tutoria acadêmica”, implementado como proposta de ensino nas disciplinas de Pedagogia do Centro Regional Universitário da Universidade Nacional de Comahue-Argentina. Centrado no trabalho em torno do conhecimento do campo pedagógico, situa-se em uma linha de pesquisa que estamos desenvolvendo sobre formação docente universitária, focada na indagação de práticas pedagógicas cotidianas como variável intra-institucional, provocando um impacto nas trajetórias formativas. Constitui um arcabouço acadêmico e uma instância de formação sistemática. Nesse sentido tentamos habilitar espaços de experiência formativa e gerar melhores intervenções docentes que propiciem trajetórias estudantis mais democráticas.
Palabras clave : Tutoria; Ensino; Pedagogia; Formação de Professores.