Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
ROINE, Christophe y BARALLOBRES, Gustavo. Pensando com Pierre Bourdieu a categorização dos alunos com dificuldades. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170, pp.1168-1192. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145362.
Neste artigo mostramos como a epistemologia de Bourdieu é pertinente para analisar o problema das dificuldades de aprendizagem em matemática, tanto do ponto de vista teórico como metodológico. Analisamos dois contextos educativos diferentes, mas que compartilham certos fenômenos relativos aos alunos com dificuldades de aprendizagem, na França e no Quebec. A constituição de uma categoria social ou escolar e a criação de dispositivos institucionais que garantam sua permanência implicam uma naturalização do social e uma psicologização dos atores aos quais são atribuídas características individuais explicativas para seus “problemas”.
Palabras clave : Dificuldades de Aprendizagem; Psicologia da Educação; Medicalização; Didática.