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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
OLIVEIRA, Elisabete Regina Baptista de; UNBEHAUM, Sandra y GAVA, Thais. A EDUCAÇÃO STEM E GÊNERO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE BRASILEIRO.Traducido porPeter Joseph Laspina, Fernando Effori de Mello. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.130-159. Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145644.
Este artigo apresenta reflexões sobre a igualdade de gênero no ensino secundário, em especial no tocante à inclusão das jovens nas áreas de ciências, tecnologia, engenharias e matemática (STEM), tomando como fonte empírica um levantamento da produção acadêmico-científica realizada na base de dados Education Resources Information Center (ERIC). Tendo o conceito de gênero como um componente de análise do acesso das mulheres a essas áreas, foram selecionados 55 artigos e divididos em quatro agrupamentos. Considerando que, nos anos recentes, o Brasil tem apresentado diversas iniciativas que incentivam o acesso das mulheres às áreas das exatas, conhecer os estudos internacionais pode contribuir para uma reflexão crítica acerca de como a desigualdade de gênero pode ser enfrentada.
Palabras clave : GÊNERO; CIÊNCIAS EXATAS; ENSINO MÉDIO; STEM.