Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
MELO, Lina; CABALLERO, Ana; SOTO-ARDILA, Luis Manuel y MELO, David. A dimensão curricular como componente do conhecimento didático do conteúdo. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.210-233. Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146526.
Descreve-se um estudo de caso centrado no currículo de uma professora de física do ensino médio durante dois anos consecutivos sobre o ensino do campo elétrico, abordado a partir de três níveis: declarativo, planejamento e ação. A caracterização do conhecimento curricular é realizada da perspectiva do conhecimento didático do conteúdo (CDC), utilizando como técnica a análise do conteúdo. Os resultados mostram uma alta tendência tradicional em cada um dos níveis considerados. Depois da intervenção, o nível de planejamento apresenta as maiores mudanças, notando-se um aumento considerável na tendência intermediária. Esses resultados mostram a importância do desenho curricular nos processos de concretização do CDC.
Palabras clave : CURRÍCULO; DIDÁTICA; ENSINO; FÍSICA.