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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
RUSSO, Kelly; MENDES, Leila y BORRI-ANADON, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.256-272. Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146943.
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as percepções de docentes a respeito de crianças em situação de imigração ou de refúgio na escola pública, baseada na perspectiva crítica de educação intercultural e na concepção histórico-cultural. Foram realizadas entrevistas entre 2018 e 2019 com dez professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, com mais de doze anos de experiência na educação básica e que tiveram, em suas turmas, crianças congolesas ou angolanas. Identificamos que a presença de crianças em situação de imigração, que inicialmente se poderia constituir em um elemento dificultador para o processo de ensino-aprendizagem, tem sido um motor para novas reflexões sobre diferenças, desigualdades, preconceitos e discriminação no espaço escolar.
Palabras clave : ENSINO FUNDAMENTAL; IMIGRAÇÃO; REFUGIADOS; CURRÍCULO.