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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SARTI, Flavia Medeiros. Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.294-315. Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146796.
O artigo focaliza a dimensão socioprofissional da formação docente a partir de pressupostos ligados à Sociologia da Prática e à Sociologia do Conhecimento. Confere centralidade aos conceitos de habitus e de geração, assumindo-os como princípios unificadores da prática dos professores e propondo sua articulação com preceitos do desenvolvimento profissional docente. A discussão é amparada por revisão de literatura sobre processos envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores. Conclui que uma formação profissional docente em nível universitário requer a alternância com a escola e o envolvimento de equipes pluricategorias de formadores, nas quais professores experientes assumam lugar, inclusive no acompanhamento formativo dos futuros professores.
Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; SOCIALIZAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.