SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51NÚCLEOS DE SIGNIFICACIÓN: ANÁLISIS DIALÉCTICO DE LAS SIGNIFICACIONES QUE SE PRODUCEN EN GRUPOREVISITADO EL MANIFIESTO DE LOS EDUCADORES DE 1959: EVENTO, NARRATIVAS Y DISCURSOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BARRIOS-TAO, Hernando; DIAZ, Vianney  y  GUERRA, Yolanda M.. PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO PERANTE OS DESENVOLVIMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07767.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147767.

A inteligência artificial reconfigura entornos sociais, práticas educacionais e vidas humanas, e seus desenvolvimentos mobilizam vozes defensoras e detratoras. O objetivo é interpretar possibilidades, riscos e oportunidades da inteligência artificial para os propósitos da educação, mediante uma hermenêutica analógica que estabeleça um equilíbrio entre dois extremos interpretativos: univocidade e equivocidade. Os resultados indicam impactos da inteligência artificial na visão humanista, a autonomia, a equidade, a formação integral e o próprio direito à educação. Uma compreensão equilibrada mitiga riscos e aproveita possibilidades desses desenvolvimentos para os propósitos educacionais, com a visão de que ainda estão em processamento e demandam novas indagações.

Palabras clave : EDUCAÇÃO; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; HUMANISMO.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )