SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51COMPETENCIAS NUMÉRICAS TEMPRANAS DE NIÑOS ECUATORIANOS: DIFERENCIAS ENTRE TIPOS DE ESCUELASINTERSECCIONALIDADES Y LA EDUCACIÓN ESPECIAL EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVEIRA, Matheus Henrique da. OS “CHEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVIDADE INFANTIL NA DÉCADA DE 1930. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07076.  Epub 28-Mayo-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147076.

O artigo investiga o cotidiano escolar das “creanças problemas” analisadas por Arthur Ramos enquanto diretor do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM) do Rio de Janeiro, privilegiando-se o estudo das fichas do Serviço e o arquivo pessoal do médico. Buscou-se examinar as práticas escolares sob a perspectiva dos “pátios de recreios”, aproximando-se de um grupo de crianças que se autointitulavam “chefes de disciplina”, no sentido de, a partir de suas histórias, lidar com a indisciplina enquanto objeto de atuação dos serviços escolares, em específico, o SOHM. Observou-se que a inventividade infantil, por vezes, subverteu as relações estabelecidas entre adultos e crianças, fosse nos espaços escolar, público (como a rua) ou privado (como a casa).

Palabras clave : ARTHUR RAMOS; CULTURA ESCOLAR; RIO DE JANEIRO; INDISCIPLINA; RELAÇÃO CRIANÇA-ADULTO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )