Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
TRANCOSO, Alcimar Enéas Rocha y REIS, Rosemeire. CRIATIVIDADE NO COTIDIANO DE JOVENS: O LUGAR DA ESCOLA E DA EXPERIÊNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07308. Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147308.
Analisamos em que medida a experiência escolar e as manifestações criativas cotidianas se relacionam. Realizamos pesquisa qualitativa, sócio-histórica, utilizando entrevistas semiestruturadas com sete jovens estudantes, analisadas a partir dos núcleos de significação estabelecidos. A experiência social, de princípios heterogêneos, foi compreendida como forma de designar as condutas, produzidas a partir da combinação de distintas lógicas de ação. Os jovens pesquisados se consideraram criativos. A experiência escolar se vinculava à criatividade na vida cotidiana na medida em que se conectavam nas redes de espaços que se estabeleciam na experiência juvenil de cada um. A escola, e o que ela representava para eles, não era interpretada como locus significativo para a experiência dos atores.
Palabras clave : CRIATIVIDADE; ESCOLA; JUVENTUDE; EXPERIÊNCIA SOCIAL.