Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SILVA, Sandra Maria da y SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06970. Epub 28-Mayo-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146970.
Este artigo discute resultados de uma pesquisa que buscou compreender como ocorreu a formação matemática de futuros pedagogos e pedagogas de um curso na modalidade a distância. Os dados foram produzidos com base em um questionário on-line e entrevistas semiestruturadas e organizados e analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes têm dificuldades com o conteúdo matemático, embora se sintam preparados metodologicamente. Além disso, experiências de microagressões ao longo da trajetória escolar influenciaram negativamente a relação dos futuros pedagogos e pedagogas com a matemática. Os resultados indicam dificuldades na formação relacionadas à característica do curso, principalmente por uma necessidade da presença do professor e por um sentimento de solidão.
Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO BÁSICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.