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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
FRANTZ, Maíra Gallotti y ALVES, Thiago. PROPOSTA DE UM INDICADOR DE ROTATIVIDADE DOCENTE NA EDUCACÃO BÁSICA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07211. Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147211.
Este artigo propõe uma medida para a rotatividade docente na educação básica tomando a escola como unidade de análise. Foram consideradas variáveis potencialmente explicativas como dependência administrativa, etapa/modalidade de ensino e vínculo empregatício. A parte empírica foi realizada com base nos microdados do Censo Escolar de 2016 e 2017 (Inep, 2017, 2018) e focalizou o município de Curitiba-PR. Os resultados sugerem que a rotatividade em 2017 foi de 34,4%. No nível das escolas, a taxa mediana foi 55,4% na rede estadual, 22,2% na rede municipal e 16,5% na rede federal. Em relação às escolas privadas, a maior mediana deu-se entre as instituições conveniadas (33,3%). Os resultados reiteram o fenômeno como questão relevante para a agenda das políticas educacionais e da gestão das redes públicas de ensino.
Palabras clave : INDICADORES EDUCACIONAIS; POLÍTICA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO BÁSICA.