SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52PERCEPCIONES SOBRE EL COMPORTAMIENTO DE INDISCIPLINA DE NIÑAS Y NIÑOS EN LA ESCUELAHISTORIA DE UNA CONSTRUCCIÓN SOCIAL: LA MUJER EN LOS MANUALES DE LA DICTADURA FRANQUISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RECIO, Rosa Vázquez; CALVO-GARCIA, Guadalupe  y  LOPEZ-GIL, Mónica. O ABANDONO ESCOLAR A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE: O GÊNERO MARCA DIFERENÇAS. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08553.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148553.

O trabalho aborda o abandono educativo, tema de interesse em nível nacional e internacional. Esse constructo responde a formas de entender a excelência no âmbito das hierarquias (sociais, educacionais ou culturais). Interessa-nos sua análise com base em um olhar interseccional, na qual sem dúvida o gênero desempenha um papel chave. A análise é realizada a partir da pesquisa qualitativa, escutando as vozes de 18 garotas de 12 a 16 anos, nascidas em Cádiz (Espanha), que abandonaram o sistema educativo; o acesso a elas foi realizado através de entrevistas semiestru- turadas. Foi aplicado o Nvivo11 no tratamento dos dados. As jovens participantes mostram que o gênero é determinante: a responsabilidade pelo cuidado ou os papéis estereotipados, entre outros elementos, são motivos para o abandono.

Palabras clave : ABANDONO ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; INTERSECCIONALIDADE; PESQUISA QUALITATIVA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )