Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
CRUZ, Giseli Barreto da; COSTA, Elana Cristiana dos Santos; PAIVA, Marilza Maia de Souza y ABREU, Teo Bueno de. INDUÇÃO DOCENTE EM REVISÃO: SENTIDOS CONCORRENTES E PRÁTICAS PREVALECENTES. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09072. Epub 08-Sep-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149072.
O artigo apresenta uma síntese integrativa de concepções, políticas e práticas de indução docente durante o período de inserção de professores na carreira, tendo por base uma revisão sistemática de literatura. Conduziu-se tal revisão na intenção de: analisar as tendências de indução docente inscritas na produção internacional da área; discutir as relações de correspondência, integração e indepen- dência entre mentoria e indução; compreender o lugar das políticas e programas de indução profissional docente no âmbito das pesquisas localizadas; e, finalmente, sistematizar a produção de conhecimentos sobre o tema com referências às teorizações e abordagens metodológicas prevalecentes.
Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INDUÇÃO DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; REVISÃO DE LITERATURA.