Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
GIROTTO, Vanessa Cristina y MELLO, Roseli Rodrigues de. O ensino da leitura em sala de aula com crianças: a tertúlia literária dialógica. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.67-84. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18869.
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado (2011), cujo tema é a leitura dialógica. Trata-se da leitura de literatura clássica para reforçar aprendizagens e estabelecer conexões com a vida. Foram retomadas, também, algumas investigações que vêm acontecendo no campo da leitura e da escrita em âmbito nacional e seus avanços, no intuito de ampliar o debate. Tal atividade foi realizada pioneiramente em duas salas de aula de uma escola pública do interior do estado de São Paulo e teve como orientação a metodologia comunicativo-crítica, cuja base está na análise da realidade em parceria com os sujeitos. Como resultados destacamos os impactos positivos de uma leitura dialógica nas práticas docentes, no contexto e nas aprendizagens de crianças em sala de aula.
Palabras clave : Leitura; Diálogo; Literatura; Sala de Aula.