Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
RODRIGUES, Larissa Goulart y PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia na educação: panorama da psicologia escolar em escolas públicas de Goiânia. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.381-395. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13088.
A psicologia tem construído historicamente estreitas relações com a educação. A psicologia escolar, enquanto campo de atuação da psicologia na educação, é uma das formas que têm se estabelecido em tais relações. Nosso objetivo foi analisar como estão essas relações no contexto goianiense hoje em dia, isso é, qual é o panorama atual da psicologia escolar em escolas públicas da cidade de Goiânia (GO). Para tanto, entramos em contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e, a partir da análise de entrevistas, verificamos que é incipiente a inserção do psicólogo escolar nesses âmbitos. Consideramos que alguns passos já foram dados em direção à ampliação desse espaço, embora ainda seja necessário um esforço coletivo para uma efetiva ocupação do mesmo, em prol de processos educativos mais significativos.
Palabras clave : Processos Educativos; Psicologia Escolar; Escolas Públicas; Goiânia.