Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
TOLEDO, Cézar de Alencar de y GOMES, Jarbas Maurício. Educação e hegemonia nos Quaderni del cárcere de Antonio Gramsci (1891-1937). Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.503-517. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00503.
A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937) que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo avaliar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, posto ter ele demonstrado que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras.
Palabras clave : Educação; Hegemonia; Antonio Gramsci; Quaderni del Carcere.