Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construção de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.3, pp.711-730. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.00711.
A incipiência do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, marca o caráter pouco desenvolvido das estratégias de classificações referentes a essa tecnologia no âmbito da educação. Partindo da ainda parca literatura da área, este artigo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação, busca analisar as classificações apresentadas por Medeiros (2005) e Carvalho (2009), observando, para isso, a coerência de seus critérios e a relação destes com as possibilidades de uso educativo da tecnologia em questão. Tal análise, acrescida da observação do cenário de uso social dessa tecnologia e de pesquisas da área, servirá de subsídio à elaboração de uma nova proposta de classificação de podcasts, realizada a partir da conclusão de que, para isso, necessita-se de critérios coerentes e articulados com os diversos modos atuais de utilização daquela tecnologia, quesito inicial de sua consideração em práticas educativas.
Palabras clave : Tecnologias de Oralidade; Tecnologia Educacional; Classificação; Oralidade Digital.