Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
SANTOS, Gilberto Lacerda. A promoção da inclusão digital de professores em exercício: uma pesquisa de síntese sobre aproximações entre professores, novas mídias e manifestações culturais emergentes na escolar. Rev. Inter Ação [online]. 2014, vol.39, n.3, pp.529-543. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28790.
O artigo apresenta os resultados der uma Pesquisa de Síntese centrada na identificação de fatores suscetíveis de impulsionar a inclusão digital de professores em serviço. Quatro dissertações de mestrado, realizadas entre os anos de 2011 e 2013, deram forma à investigação metanalítica e seus resultados são aqui apresentados, discutidos e contextualizados. As conclusões gerais apontam que determinados fatores de promoção da inclusão digital de professores em exercício (imersão e alfabetização computacional) devem ser priorizados em detrimento de outros (mobilização e instrumentação). O artigo sinaliza para a complexidade da formação continuada de professores, especialmente quando se trata da construção e do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes com relação às novas mídias e às manifestações culturais emergentes na escola.
Palabras clave : Cultura Digital; Formação Continuada de Professores; Inclusão Digital.