Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
CASADEI, Eliza Bachega. As fotografias históricas como dispositivos disciplinares: o poder sobre a fala do outro em um contexto escolar. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.67-83. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.0104/interacao.2015.401.05.
O presente artigo irá remeter às ideias de Michel Foucault para analisar a apropriação das imagens históricas nos livros didáticos escolares. Em um primeiro momento, discutiremos quais são as condições de produção da própria imagem fotográfica, que, não raro, coaduna as estratégias do poder às estratégias do ver e do representar. Depois, remeteremos às condições de produção da reapropriação dessas imagens produzidas quando elas são reinseridas em livros e em outros contextos discursivos. Nesse aspecto, as ideias de Foucault fornecem instrumentos pedagógicos que visam ampliar o domínio de conhecimentos dos alunos justamente ao problematizar a construção dos saberes constituídos.
Palabras clave : Foucault; Fotografia; História; Poder; Estratégias Discursivas.