Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
SILVA, Reijane Pinheiro da. Entre mundos e entre saberes: os desafios epistemológicos dos alunos Akwen Xerente na Universidade Federal do Tocantins. Rev. Inter Ação [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.537-555. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36351.
Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Miracema, vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de "tradicional e natural", e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição epistemológica por eles representada.
Palabras clave : Alunos Indígenas Akwen Xerente; Conhecimento Acadêmico; Saberes Tradicionais.