Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
MARTINEZ, Domenica. Formação do professor da educação elementar no Brasil: reflexões sobre o tempo e a experiência (1870-1950). Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.23-42. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35613.
O objetivo do artigo é estudar algumas transformações dos cursos de formação do professor para a educação elementar promovidos no Brasil, entre as décadas de 1870 e 1950, especialmente no que se refere ao tempo e à experiência, a partir de uma revisão histórica inicial, com base em pesquisa bibliográfica e documental. São destacadas as contradições desses conceitos, especificamente, quanto às aceleradas e interpostas extensão e alterações curriculares da formação docente à promoção da escola para todos, de características, sobremaneira, técnico-instrumentais.
Palabras clave : Formação do Professor; Educação Elementar Brasileira; Tempo; Experiência.