Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; DELGADO, Ana Cristina Coll y TOMAS, Catarina Almeida. Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos?. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.103-122. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36351.
Neste artigo realizamos um ensaio teórico sobre os Estudos da Infância e da Criança desde seus primórdios, até sua organização enquanto campos situados na intersecção entre disciplinas e questionamentos sobre infância e crianças. Inicialmente refletimos sobre os conceitos de infância e criança. Em seguida situamos os primórdios dos referidos estudos, com destaque para questões conceituais debatidas no início do século XX e, posteriormente, focalizamos os desafios dos Novos Estudos da Infância e da Criança, como a articulação entre saberes e disciplinas e a diversidade de tradições teóricas. Como são mais recentes as investigações com crianças pequenas, algumas reflexões são propostas e finalizamos com desafios como pensar a rigidez das fronteiras entre gerações e fases da infância.
Palabras clave : Infância; Crianças; Estudos da Infância; Estudos da Criança.