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Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
ROSA, Josélia Euzébio da y HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Movimento entre abstrato e concreto na proposição davydoviana para o ensino de multiplicação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.143-163. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36489.
A investigação, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. O foco é para a obra de Davýdov. Esse autor pensou a objetivação dos fundamentos da mencionada teoria no ensino e formulou a Teoria do Ensino Desenvolvimental. Tal proposição foi publicada em artigos e livros, e também sistematizada por meio de livros didáticos, manuais de orientação ao professor e relatos de experiência. No presente artigo analisamos a proposição davydoviana para o ensino do conceito de multiplicação. Os resultados indicam que a referida proposição contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas por meio de microciclos orientados em um movimento conceitual de redução do concreto ao abstrato e de ascensão do abstrato ao concreto.
Palabras clave : Teoria do Ensino Desenvolvimental; Davýdov; Educação Matemática Escolar; Multiplicação.