Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
DAMASCENA, Adriane Alvaro. A congada como espaço de socialização e aprendizagem: entre o passado e o presente. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-372. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40803.
Este texto procura apresentar como se dá a dinâmica produzida pela relação entre os jovens, a cidade e a congada, numa contínua e descontínua relação de constituição e aprendizagem. A partir dos jovens congadeiros foi possível compreender como, em Goiânia, se configuram as práticas socioespaciais da congada numa troca com os mais velhos e com a própria cidade. Nessa busca, foi necessário recorrer à bibliografia referente à temática e ao trabalho de campo, que implicou o registro fotográfico e entrevista. A congada, que é celebrada por meio dos ternos de congo, tem sua principal atuação nos festejos que comemoram Nossa Senhora do Rosário. Os jovens foram o principal canal de tradução para conhecer as possíveis conexões que apontam a existência e a permanência da congada na cidade.
Palabras clave : Jovens; Congada; Cidade; Educação.