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Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
SANTANA, Maria Silvia Rosa. Atividade de estudo: uma possibilidade de alteração da prática pedagógica. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.441-461. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36491.
Neste artigo, defende-se a tese de que o estudo teórico, mediado nas discussões entre os pares e na análise de situações práticas do cotidiano escolar, promove uma atuação docente mais consciente, no que se refere aos objetivos do ensino e às práticas que os materializam. Para isso, apresenta-se a análise dos dados coletados por meio da pesquisa-ação desenvolvida junto a uma professora do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul, visando propor a efetivação da categoria de atividade conforme preconizada pela abordagem Histórico-Cultural. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma disposição psicológica amplamente favorável ao estudo teórico e à alteração da prática pedagógica, bem como para o surgimento do germe da Educação Desenvolvente nos alunos e na professora que participaram da Atividade de Estudo.
Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural; Ensino Desenvolvente; Prática Pedagógica; Pesquisa-Ação.