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Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SILVA, Lenice Heloisa Arruda y ANTUNES-SOUZA, Thiago. Mediações pedagógicas na interpretação de experimentações investigativas: uma estratégia didática para a formação docente em química. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.585-604. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880.
O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Essa estratégia foi desenvolvida com trinta futuros professores de Química e a sua análise está apoiada na abordagem microgenética, buscando evidenciar a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Os resultados indicam que nestes processos, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.
Palabras clave : Mediação Pedagógica; Experiência Investigativa; Elaboração Conceitual; Formação Docente em Química.