SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Comunicação na escolaDuração do período escolar: a aspiração e a realidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MOREIRA, Daniel Augusto. Competência do professor: realidade e desconhecido. Rev. Fac. Educ. [online]. 1988, vol.14, n.1, pp.59-76. ISSN 0102-2555.

A competência do professor, como tema de pesquisa, vem desafiando os educadores há varias décadas. Não há definições claras quanto ao padrão de desempenho que o professor deva apresentar para ser considerado competente e, conseqüentemente, não há convergência nos resultados das pesquisas. Além disso, os resultados são afetados pelo tipo de pesquisa (experimental ou correlacional e pela ênfase no processo ou no produto de ensino. A definição de algumas possíveis variáveis associadas à competência, tais como clareza, entusiasmo, apoio ao aluno, etc., surge como uma condição imprescindível para a geração de trabalhos realmente úteis nesse campo tão controvertido.

Palabras clave : Competência; Julgamento De Valor; Pesquisa Baseada No Produto; Pesquisa Baseada No Processo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )