Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da Faculdade de Educação
versión impresa ISSN 0102-2555
Resumen
SOUZA, Marilene Proença R. de et al. A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexão. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.2, pp.188-201. ISSN 0102-2555.
Este artigo procura trazer algumas reflexões a respeito da questão do rendimento escolar, priorizando discutir afirmações que comumente circulam na escola pública sobre as causas das dificuldades de aprendizagem das crianças das classes populares. Por um lado, constatou-se que o mau desempenho escolar não pode, via regra, ser atribuído a características individuais e/ou familiares. Por outro lado, apontou a necessidade de se conhecer, mais de perto, como têm se desenvolvido as práticas e os processos dos diversos protagonistas (professores, pais, diretores, alunos, funcionários) envolvidos na produção escolar.
Palabras clave : Fracasso Escolar; Rendimento Escolar; Aprendizagem; Psicologia Escolar; Carência Cultural; Criança-Problema.