Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
VAL, Maria da Graça Costa y MARCUSCHI, Beth. Poemas na escola: análise de textos de aluno. Educ. Rev. [online]. 2010, vol.26, n.02, pp.65-88. ISSN 0102-4698.
Neste artigo, analisamos poemas elaborados em 2006 por alunos do Ensino Fundamental (com duração, à época, de oito anos), de quarta e quinta série de escolas públicas de vários estados brasileiros, no contexto do Programa Escrevendo o Futuro. Esse programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, a partir de prêmio instituído pela Fundação Itaú Social. Mais do que um concurso de redação, o Escrevendo o Futuro se volta para a formação de professores, fornecendo às escolas inscritas fascículos com orientações para a realização de oficinas de produção de textos dos gêneros poema, memórias e artigo de opinião. A perspectiva deste trabalho é identificar como se apresentam os textos de alunos submetidos a um processo sistemático de formação quanto ao gênero em pauta. Para tanto, trazemos uma discussão inicial a respeito da noção de gênero textual, em seguida introduzimos o contexto em que as produções foram realizadas, para, na sequência, analisarmos os poemas dos alunos quanto à adequação ao gênero.
Palabras clave : Produção Escrita; Gênero Textual; Poema.