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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
TORRES HERNANDEZ, Rosa María. O sentido das instituições escolares na profissão docente desde a perspectiva biográfica. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.417-434. ISSN 0102-4698.
O artigo analisa, a partir das autobiografias, os significados que mobilizam os docentes de educação básica em seu encontro com as instituições escolares. Aborda como nestas instituições se estabelecem referências identificadoras substantivas para a profissão docente, para isso se interpretam as narrações autobiográficas levando em conta: 1) as constantes na "variação da velocidade" no discurso, 2) os trajetos, 3) as tensões e contradições. O estudo das autobiografias mostra que a experiência na instituição de educação primária é substantiva para a profissão docente. O normal é o lugar da identidade profissional, mas em articulação com a experiência acumulada na escola primária, não somente pelos vínculos e sim, além disso, graças às trajetórias e as contradições sustentadas no estabelecimento escolar.
Palabras clave : Autobiografía; Docentes; Formação; Instituições.