Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698
Resumen
GOBBI, Marcia Aparecida. Conhecimento histórico e crianças pequenas: parques infantis e escola municipal de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.203-224. ISSN 0102-4698.
Este artigo relata a experiência com o projeto “Os parques infantis de Mário de Andrade ontem e hoje”, empreendido por todos os profissionais e crianças de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo. A preocupação com o conhecimento histórico e as crianças da primeira infância e suas especificidades, numa perspectiva não-escolarizante e não-antecipatória do Ensino Fundamental, foi a tônica e um desafio. Procura aliar história e memória, estabelecendo relações entre História da Educação, história da escolarização de crianças pequenas e formação docente.
Palabras clave : Educação Infantil; Parques Infantis; Conhecimento Histórico.