Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares. A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DISCURSOS DE PROFESSORES/FORMADORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.225-250. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698115623.
Na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico, o ensino está centrado na aprendizagem e no trabalho autônomos dos futuros professores, e a avaliação das suas aprendizagens teve que se redirecionar nesse sentido. Assim, realizamos um estudo com docentes desses cursos, por meio de entrevistas nas quais afirmaram procurar avaliar os processos de realização de tarefas de aprendizagem dos futuros professores, na tentativa de diagnosticar atempadamente dificuldades e de os levar a ultrapassá-las. No entanto, consideraram que as práticas de avaliação formativa ainda não são as ideais, devido ao elevado número de alunos que cada docente tem, ao número e à diversidade de unidades curriculares que lecionam e, ainda, à falta de tempo para uma ajustada regulação do processo de ensino e de aprendizagem.
Palabras clave : Formação de professores; Avaliação das aprendizagens; Discursos sobre as práticas avaliativas.