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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis y DELGADO, Ana Cristina Coll. EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO INTEGRAL OU EDUCAÇÃO INTEGRAL?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.95-119. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698151363.
No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.
Palabras clave : Turno integral; Educação infantil; Creche; Pré-escola; Educação Integral.