Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
CRECCI, Vanessa Moreira y FIORENTINI, Dario. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DOCENTE. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e172761. Epub 10-Ene-2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698172761.
Neste artigo, temos por objetivo relacionar projeções de desenvolvimento profissional e de profissionalidade a diferentes tipos de comunidades de aprendizagem docente. Para tanto, realizamos uma discussão a partir da descrição de diferentes modos de organização dessas comunidades. Em seguida, discorremos sobre as características subjacentes às comunidades fronteiriças, nas quais pesquisadores, professores e futuros professores trabalham de modo colaborativo, sem a regulação da universidade ou da escola. Ao final desta discussão, conclui-se que, por mais que as metodologias sejam aparentemente inovadoras, tornam-se necessárias avaliações dos processos formativos e reflexões cuidadosas sobre os aspectos subjacentes às comunidades de aprendizagem docente.
Palabras clave : Desenvolvimento profissional; Comunidades de aprendizagem docente; Comunidades fronteiriças; Profissionalidade.