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Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
SILVA, MATHEUS ESTEVÃO FERREIRA DA; BRABO, TÂNIA SUELY ANTONELLI MARCELINO y MORAIS, ALESSANDRA DE. GÊNERO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE FUTURAS(OS) DOCENTES A PARTIR DE CINCO CONCEITOS. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e234142. Epub 01-Jul-2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698234142.
Este artigo objetivou apresentar as concepções de graduandas(os) em Pedagogia, de uma universidade pública paulista, sobre o conceito de gênero, relacionando os conceitos evidenciados em suas concepções com a produção da literatura de gênero feminista. Para tal, explora-se resultados obtidos a partir de um questionário aberto, utilizando-se da técnica de Análise de Conteúdo (AC). A amostra participante consistiu em 165 sujeitos (N=165), matriculados nos anos inicial e final do curso, que ambientou a pesquisa, o que atribuiu à investigação o desenho transversal de pesquisa. Ressalta-se que as concepções das(os) graduandas(os) sobre o conceito de gênero distribuíram-se em cinco principais conceitos: em concepção 1) polissêmica; 2) biologizante e religiosa; 3) funcionalista; 4) identitária; e 5) associada à sexualidade. Conclui-se que as(os) participantes não detêm uma formação em gênero fundada no conhecimento científico proveniente das produções da literatura de gênero feminista, com exceção das(os) que compreendem gênero nas perspectivas identitária e funcionalista, mas que se mostram em noções frágeis e sem a evocação de determinada teoria ou autor(a) da literatura.
Palabras clave : Educação; Gênero; Formação inicial docente; Pedagogia.