Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
RABELO, AMANDA OLIVEIRA y MONTEIRO, ANA MARIA. APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e32723. Epub 23-Nov-2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469832723.
O objetivo da presente pesquisa é analisar a ação de indução profissional em docentes recém-formados, com foco no diálogo entre instituição de formação e escola, relacionando a ação com os seus resultados. Abordagens quantitativas, qualitativas e narrativas foram usadas para investigar docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil que participam de um programa que auxilia a indução profissional de professores recém formados, a saber: o programa piloto Residência Docente do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro/Brasil. Analisamos o impacto desse Programa na indução profissional por meio da aplicação de questionários e entrevistas focados: Investigou-se particularmente as dificuldades encontradas durante a prática pedagógica; o papel dos professores orientadores regentes (da escola básica, do Colégio Pedro II) e dos supervisores docentes do Programa e a influência deste no início da atuação profissional e nos locais onde trabalham. Por fim, esta investigação visa dar visibilidade a políticas de apoio a professores iniciantes para que possam se desenvolver profissionalmente e, até mesmo, diminuir sua desmotivação e o eventual abandono da docência, bem como contribuir para ampliar as poucas experiências existentes nessa área, no Brasil.
Palabras clave : indução profissional docente; professores iniciantes; formação de professores; profissão de docente; residência docente.