Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
FREITAS, SAVANA DOS ANJOS y ANDRADE NETO, AGOSTINHO SERRANO DE. GESTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39705. Epub 02-Feb-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469839705.
Os gestos que realizamos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem? O presente artigo sintetiza o estado da arte sobre o assunto no campo da educação, com um olhar específico para a comunicação gestual. A pesquisa foi encontrada em praticamente todos os níveis de ensino sobre o uso de gestos como uma forma de ajudar os alunos a aprender uma segunda língua, educação inclusiva e educação de ciências e matemática. Em geral, existem evidências sólidas de que a comunicação gestual auxilia na avaliação e introdução de uma nova palavra no ensino de uma segunda língua; como recurso adicional para professores e alunos com deficiência e como ferramenta para contribuir para o ensino de conceitos considerados abstratos e complexos na área do ensino de ciências e matemática. Interessante é a forte evidência de que o gesto constitui um canal oculto, mas poderoso, para trocar informações, aprender e até mesmo como uma ferramenta para ajudar a raciocinar.
Palabras clave : gestos; comunicação não-verbal; ensino; revisão de literatura; aprendizagem.