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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
MILL, Daniel y FIDALGO, Fernando. Estudo sobre relações de saber em sistemas de educação a distância virtual. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.01, pp.227-256. ISSN 0102-5473.
Objetiva-se, neste estudo, analisar criticamente as relações de saber, conhecimentos e competências travadas no processo educacional a distância mediado pelas novas tecnologias, enfocando a objetivação dos saberes da educação a distância e a materialização e produtividade desse tipo de trabalho. Na análise, considerou-se a formação acadêmico-profissional dos trabalhadores das unidades estudadas; os investimentos nessa formação; a relação titulação/competência; as relações de poder/relações de conhecimento; a relação entre os saberes docentes/saberes técnicos; as competências e as multicompetências; a fragmentação e expropriação do saber do trabalhador da educação; a mais-valia virtual e o lucro na educação a distância virtual.
Palabras clave : Ensino a Distância; Educação; Inovações Tecnológicas; Tecnologia Educacional.