Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
RAMOS, Flávia Brocchetto y PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Acesso a embalagem do livro infantil. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.115-130. ISSN 0102-5473.
A formação de um leitor competente exige a interação com diferentes códigos e deve iniciar ainda na infância. Como circulam nas escolas livros infantis, propõe-se a leitura da capa dos mesmos, a partir da visualidade e da palavra, a fim de instrumentalizar os docentes para desenvolver a competência leitora das crianças, através da interação com diferentes códigos, como também orientar o processo de apreensão da obra. Nesse sentido, este estudo apresenta uma proposta de leitura para a capa de Balaio de gatos e Todo cuidado é pouco, buscando orientar o processo de apreensão das obras a partir de pressupostos da teoria semiótica de Greimas (1991) e de reflexões de Zilberman (1984). Na seqüência, elabora-se um roteiro de leitura de capas de livros, o qual pode ser empregado pelos professores como uma abordagem do livro infantil.
Palabras clave : Leitura; Literatura; Métodos de Ensino; Literatura Infanto-Juvenil; Crianças; Livros.