Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
ZABALZA BERAZA, Miguel. Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual. Perspectiva [online]. 2011, vol.29, n.02, pp.387-416. ISSN 0102-5473.
Partindo de uma análise epistemológica e semântica do conhecimento didático e da sua natureza disciplinar como corpo específico e especializado de conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem, o objetivo principal deste artigo é para realçar a importância da Didática para a concepção e implementação de um novo estilo de ensino nas universidades. Cinco grandes contribuições da Didática são analisadas: a aplicação real dos princípios de aprendizagem ao longo da vida; a mudança do ensino para a aprendizagem; a necessidade de criar novos espaços ricos para a educação e formação integral dos estudantes; o alinhamento das instituições universitárias conforme as novas políticas de qualidade e inovação e a introdução de novos métodos e recursos para a aprendizagem. Finalmente, concluímos enfatizando a importância da Didática na formação de professores universitários.
Palabras clave : Didática; Didática Universitária; Ensino Superior.