Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
PINTO, Anamelea de Campos y BASTOS FILHO, Jenner Barretto. Autoria, autonomia e ética na educação a distância. Perspectiva [online]. 2012, vol.30, n.01, pp.155-172. ISSN 0102-5473.
Este artigo objetiva argumentar que a autoria, quer seja para uma educação presencial, a distância ou no modelo bimodal, requer de seus atores uma postura autônoma e ética para a produção dos materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizados nos diferentes suportes midiáticos. Nesse sentido, procede-se uma reflexão teórica acerca das categorias de análise autoria e autonomia, dentro de uma perspectiva ética para a produção intelectual em diálogo com os autores Orlandi (1996), Freire (1999), Serres (1999), Belloni (2002), Belintane (2002, 2003), Fortunato (2003), Christofoletti (2010) e Moraes (2010), concluindo com a ideia central de que o respeito ao tributo à tradição científico-cultural faz parte do exercício da crítica e do livre pensar, ambos visando a constituição de um autor genuinamente autônomo.
Palabras clave : Educação a Distância; Professor-Autor; Produção de Material Didático.