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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
REMORINI, Carolina. Estudios etnográficos sobre el desarrollo infantil en comunidades indígenas de América Latina: contribuciones, omisiones y desafíos. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.811-840. ISSN 0102-5473.
Nas últimas décadas houve um progresso substancial no estudo do Desenvolvimento Infantil Precoce (DIP) a partir de perspectivas interdisciplinares e interculturais. Vários autores reconhecem a contribuição da antropologia ao debate sobre a primeira infância, em diálogo com a psicologia, as neurociências, a educação e a medicina. Estes estudos sublinham a importância dos contextos ecológicos no que se refere ao crescimento físico, às trajetórias de desenvolvimento e aos efeitos sobre a saúde a médio e longo prazo. A Antropologia enfatiza a noção de que o desenvolvimento das crianças depende das interações que estes entabulam com seu entorno imediato e as atividades em que participam. A importância dada ao ambiente desde uma perspectiva ecológica reconhece o valor heurístico dos estudos etnográfi cos. Neste trabalho, são caracterizados, em primeiro lugar, alguns eixos e modos de abordagem que se destacam na produção etnográfi ca sobre infância e desenvolvimento infantil na América Latina, especialmente em relação às comunidades indígenas. Em segundo lugar, analisam-se e discutemse as possibilidades de interface entre a etnografi a e as disciplinas que tradicionalmente têm se ocupado do desenvolvimento infantil, e refl ete-se sobre suas contribuições em termos metodológicos para a compreensão de um processo de caráter multidimensional, evitando os reducionismos próprios de cada olhar disciplinar. Em relação a isso, são discutidos os desafi os que a etnografi a apresenta no contexto da investigação inter e transdisciplinar do Desenvolvimento Infantil Precoce. Para concluir, refl ete-se sobre a necessidade de recuperar o DIP como objeto de estudo etnográfi co como ocorreu nos primórdios dessa disciplina.
Palabras clave : Desenvolvimento Infantil; Etnografia; América Latina.