Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
ORTIGARA, Vidalcir y VITORIO, Vania. Conhecimento e formação continuada: questões pertinentes à Proposta Curricular de Santa Catarina. Perspectiva [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.903-927. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p903.
Este artigo tem como foco central questões pertinentes à produção do conhecimento em educação e Educação Física e sua vinculação ao processo de formação humana. A articulação das formações inicial e continuada de professores requer conhecimento a partir de uma perspectiva realista crítica com amplitude e profundidade para compreender os nexos causais que determinam a realidade da formação humana. O conhecimento em uma perspectiva realista empírica dificulta as possibilidades de novas objetivações à educação, especificamente para a Educação Física, para a emancipação, e as conduz para uma condição de dispersividade, contrariedade ou ao distanciamento do indicado pela Proposta Curricular de Santa Catarina.
Palabras clave : Conhecimento; Formação Continuada; Proposta Curricular de Santa Catarina.