Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SILVA, José Cláudio Sooma y SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.188-213. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188.
O esporte e, mais especificamente, a prática esportiva no Brasil são elementos considerados pela sociedade como imprescindíveis para a construção de valores e da cidadania, assim como a escola. Além disso, o imaginário social sobre o atleta evidencia que, no Brasil, o esporte é muitas vezes encarado como uma promessa profissional, arregimentando muitos jovens para formação esportiva. Nesse processo, muitos precisam conciliar, muitas vezes com dificuldades, as rotinas escolares com as rotinas esportivas. O artigo apresenta os resultados obtidos num estudo sobre a escolarização de jovens atletas de alto rendimento no Colégio Vasco da Gama, inserido na agremiação esportiva homônima. Ancorado, principalmente, na utilização de instrumentos etnográficos de pesquisa, (entrevistas semiestruturadas e questionários) e na análise de documentos oficiais. O objetivo do artigo foi indiciar aspectos referentes aos possíveis entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas na instituição de ensino. Os resultados da pesquisa sugerem que as relações entre o colégio e o clube interferem, decisivamente, nos saberes e práticas que, cotidianamente, são construídos através da interpenetração de elementos do esporte no espaço da escola. Juntamente com isso, foi identificado um sentimento de adesão à instituição escolar, por meio da linguagem do esporte.
Palabras clave : Cultura Escolar; Escolarização; Esporte.