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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
BUDIN, Clayton José y SARTI, Flavia Medeiros. O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.578-597. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p578.
O artigo focaliza o papel e o lugar que os professores de Educação Básica desempenham e podem desempenhar na formação continuada docente, elegendo como referencial empírico Grupos de Formação (GF) organizados em uma rede municipal de ensino, nos quais professores da Educação Básica exercem o papel de formadores de seus pares. A pesquisa organizou-se por procedimentos de análise documental e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos com os GFs. As análises realizadas destacam representações relativas à figura dos professores-formadores no que se refere à caracterização de sua atuação junto aos professores e seu papel no trabalho formativo. Evidencia-se a existência de um lugar bem definido para esses formadores, afinado com o processo de profissionalização do magistério. No entanto, os dados apontam também para certas fragilidades que se impõem à atuação desses formadores de professores, dificultando-lhes a ocupação de um lugar mais central na formação docente daquele município.
Palabras clave : Formação de Professores; Formadores de Professores; Comunidades de Aprendizagem.