Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
PEDRALLI, Rosângela y MARTINS, Laiana Abdala. A inserção de mulheres em programa de alfabetização: motivações discentes. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.738-756. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p738.
É objeto deste artigo compreender as motivações das mulheres inseridas em entornos grafocêntricos em relação ao processo de alfabetização formal. Norteia o estudo a seguinte questão: o que motiva as mulheres participantes deste estudo a recorrerem a uma instituição escolar a fim de participarem de um programa de alfabetização? Teoricamente, embasam este trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, autores como Graff (1994), Britto (2003, 2004), Stromquist (2005), entre outros. Os resultados apontam para uma convergência apenas parcial entre os propósitos desses programas e tais motivações.
Palabras clave : Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Motivações.