Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
SOUSA, Sidinei de Oliveira; TERCARIOL, Adriana Aparecida Lima y GITAHY, Raquel Rosan Christino. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1215-1239. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1215.
Esse artigo objetiva investigar de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge). Participaram desta pesquisa 44 estudantes matriculados em uma disciplina de "Introdução à Computação" ofertada no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Estadual. Para o levantamento dos dados, foram consideradas as interações ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na rede social Facebook, além dos relatórios e materiais produzidos pelos estudantes e os questionários de autoavaliação de desempenho. Os dados coletados evidenciaram que o TPACK como referencial teórico para abordar os conteúdos, combinado com uma abordagem metodológica ativa (Blended Online POPBL), permitiu aos estudantes, futuros professores, aprimorar a compreensão do modo como se desenvolvem as práticas pedagógicas de um professor, com conhecimentos na utilização das tecnologias articuladas com seu domínio curricular.
Palabras clave : TPACK; PCK; Formação Inicial de Professores.