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Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
MORAIS, Maria Arisnete Câmara de; COSTA, Karoline Louise Silva da y MORAIS, Janaína Silva de. Alfabetização no Rio Grande do Norte - presença da professora Helena Botelho (1910-1920). Rev. Educ. Questão [online]. 2013, vol.45, n.31, pp.154-179. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2013v45n310154.
Este trabalho tem o objetivo de compreender, em partes, o contexto político-educacional da época e do fazer pedagógico no que concerne aos ensinamentos da Leitura, da Escrita e das Lições de Coisas utilizadas pela professora Helena Botelho de Farias no Grupo Escolar Joaquim Nabuco, em Taipú, Rio Grande do Norte (RN), entre as décadas de 1910 e 1920. O referencial teórico- -metodológico fundamenta-se na História Cultural, que permite refletir acerca da apropriação da leitura e da escrita a partir dos objetos contextualizados nos quais emergem as maneiras diferenciadas do ensino-aprendizagem dessas habilidades. Dialogamos com as Leis e os Decretos do Governo do RN, Jornais, Revista, uma Cartilha e Livros de Escrituração Escolar. Observamos que o fazer pedagógico dessa professora centrava- se na intuição e nas Lições de Coisas consideradas a chave para desencadear a pretendida renovação do ensino nas primeiras décadas do século XX.
Palabras clave : Leitura; Escrita; Lições de Coisas.