Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
FERREIRA, Gilmar Leite y NOBREGA, Terezinha Petrucia da. O sertão educa. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.48, n.34, pp.190-215. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v48i340009.
O presente artigo caracteriza a relação homem e natureza, apresentando o sertão nordestino como um lugar que educa. Fundamentado na filosofia de Merleau-Ponty, o trabalho tem como objetivo mostrar a educação do sertanejo, fruto da experiência vivida, em um lugar onde o processo de aprendizagem é constante, expressando uma educação tecida na vida do sertanejo por meio de uma natureza imprevisível, indeterminada e que está sempre em transformação. Por intermédio do método fenomenológico, interpreta-se o fenômeno educação, sem fechá-lo em um conceito, mas tomando-o em um horizonte de sentidos.
Palabras clave : Educação Sensível; Sertão; Fenomenologia.